Você já ouviu falar das competências para o profissional do futuro?

Periodicamente, o Fórum Econômico Mundial discute quais são as competências do profissional do futuro, isso quer dizer, aquelas habilidades que as pessoas precisam desenvolver para o trabalho do futuro. Com base no último estudo, divulgado em 2020, podemos dizer que, embora o futuro do trabalho seja cada vez mais tecnológico, os profissionais que irão trabalhar nestes empregos, precisam ser cada vez mais humanos!

Isso mesmo! Para trabalhar com a tecnologia é necessário desenvolver as competências comportamentais, ou seja, as soft skills!

O Fórum Econômico Mundial listou as top 10 habilidades mais importantes até 2025, dentre elas, duas estão relacionadas à tecnologia e as outras 8 dizem respeito a Resolução de problemas, Autogestão e Trabalhar com pessoas. Portanto as soft skills que são as habilidades comportamentais, sociais e emocionais que facilitam o trabalho e os relacionamentos das pessoas, são cada vez mais necessárias no mundo do trabalho.

Para estarmos preparados para os desafios do mundo do trabalho, o primeiro desafio está justamente em olhar para si  e compreender como estão as nossas habilidades comportamentais, como me comunico com as pessoas ao meu redor; se busco resolver os problemas que aparecem com criatividade e inovação; qual é a minha tolerância ao estresse do dia a dia, e por aí vai. O primeiro passo para desenvolver estas habilidades está justamente no autoconhecimento.

Por isso, temos algumas dicas para você começar a trilhar este caminho e ser um profissional do futuro: 

  • Faça uma reflexão sobre algumas questões fundamentais: o que eu gosto, o que me faz  feliz, quais são meus pontos fortes e fracos. Estes são alguns exemplos de questões que te fazem refletir sobre quem você é.
  • Não tenha medo de mudar de opinião: esteja aberto a desconstruir conceitos e ideias que talvez não façam mais sentido, para dar espaço para novas ideias, percepções e modos de ver o mundo.
  • Defina um propósito de vida: para conduzir nossa trajetória, é importante saber para onde desejamos nos mover, tenha clareza sobre seus sonhos e objetivos.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *